Total de visualizações de página

sábado, 31 de março de 2012

Revista Autismo - 2 de ABRIL - No Dia Mundial do Autismo, Brasil espera aprovação de lei pelos deputados

Revista Autismo - 2 de ABRIL - No Dia Mundial do Autismo, Brasil espera aprovação de lei pelos deputados

Dia do autismo

Nesse dia vamos vestir azul é uma forma de demostrar o quanto cada um tem força pra mostrar a sociedade e à todos que eles merecem espaço , tratamento e dignidade e que podemos melhorar a cada dia a qualidade de vida de um autista.

Método 28 palavras com a Matemática

Essas duas folhas estão registrados 2 desenhos que (um do método e outra -meia- que surgiu nessa caminhada do método) e estão desenhados com uma numeração ao lado do 1 ao 10 e a outra do 11 ao 20 e depois oputra do 21 ao 30 formando tirinhas que vão ser cortadas depois que estiverem pronto a pintura.
Nessa foto vocês podem ver o desenho das palavras sapato e menino e assim vai desenhando dependendo de onde você está nas palavras.
O objetivo é cortar as tirinhas e que num primeiro momento os alunos coloquem em ordem a numeração olhando o desenho ou da forma que ela conseguir( o comando a ser dado é que organizem esses números) a estratégia fica por conta dos alunos.
Vejam só eles adoram e a questão é que os alunos entrem em contato com os números assim como foi com as letras e depois pela visualização possa seguir seus caminhos reconhecendo, identificando e nomeando.

Agora vamos mudar de estratégia e embaralhar as tirinhas colocar um papael em cima e fazer com que troquem as tirinha sem tirar de dentro organizando os números, sempre repetindo os numeros , contando um a um , enfim aprendendo a sequencia.Vamos lá!!!

Coelho tira e põe



Essa brincadeira os alunos sentam em roda e com as peças da parte do coelho soltas vão tirando conforme vão cantando retira as partes do coelho com a verção adaptada da musica :"meu galo quebrou o bico,meu galo não pode bicar,meu galo quebrou o bico,quebrou o bico e não pode bicar"
Agora assim :
'meu coelho perdeu a orelha, meu coelho não pode ouvir,meu coelho perdeu a orelha,perdeu a orelha e não pode ouvir"e assim continua cantando, tirando as partes e os alunos ajudam a localizá-las.

FELIZ PÁSCOA!!!

terça-feira, 20 de março de 2012

Método 28 palavras (atividades)

As palavras neste método surgem a partir de uma história o que dá rumo ao percurso do professor em criatividade ao fazer atividades de acordo com o desenvolvimento dos alunos(tem post anteriores que fala do método pra quem se interessar).
Realizaei esta atividade com as figuras desenhadas e os alunos teriam que montar a palavra na frente, como o método é visual eles logo foram montando (tenho alunos que também utilizam o som das palavras pra escrever)-sistema fonético , o visual e o fonético tem um bom entrosamento neste método.Vejam as atividades:

Coordenação motora com canudos e barbante

Essa forma é muito antiga mas não sai das atividades no dia a dia escolar e tem uma enorme contribuição para coordenação motora fina.
Você professor pode colocar uma fita crepe na carteira para não sair os canudos colocados e na ponta passei fita crepe dando uma afinada para passar o canudo.Os canudos você pode iferenciar por calibre gorsso e fino e lembre sempre de testar antes o barbante , fino ou grosso, as crianças adoram desafios(mude cor de canudo, barbante sendo cores vivas e pode oferecer materiais diferentes como macarrão,botões ou contas de colares).
No final para ter uma utilidade esses colares podem ser colares mesmo ou contornos de letras pois os alunos necessitam perceber as várias formas das letras(isso no início da alfabetização).

Coordenação motora com trigo

Você pode fazer uma caixinha baixa com sulfite 40 e depois colocar trigo para que possam desenhar.No início deixem movimentos livres e depois vai inserindo os traçados falados, por exemplo, faz pauzinho, bolinha , sobe e desce e por último insira as fichas como demonstra na última foto para os alunos copiarem as formas (comece do mais simples até o mais complexo), acho que existem muitas formas de desenvolver a coordenação motora fina dos alunos e essa é uma forma simples.